Secretaria Municipal de Educação de São João do Piauí comemora resultado do IDEB nas escolas municipais

18/09/2020

A Secretaria Municipal de Educação de São João do Piauí comemora o ótimo resultado obtido no IDEB - Índice de Desenvolvimento de Educação Básica, que no ano de 2019 atingiu a média de 5.5. 

Contente com o resultado, o Secretário de Educação de São João do Piauí, Welles Freitas, comentou sobre o índice atingido pelo município:

Em nome de todos que fazem parte, direta ou indiretamente, das escolas que compõe a rede municipal (SEMED), queremos PARABENIZAR de forma carinhosa, pelo AVANÇO SIGNIFICATIVO NO APRENDIZADO de nossos alunos! Isto NÃO seria possível, sem o empenho das escolas, pais e apoio do Executivo, na pessoa de Dr Gil Carlos em atender as nossas demandas para que executássemos um TRABALHO de qualidade em nossas escolas! O resultado do IDEB, é uma média obtida da nota da prova SAEB mais o resultado do fluxo de alunos (aprovação, reprovação, evasão), dessa forma para ser computado o resultado do mesmo, tem que ser computado o resultado da prova SAEB. No ano de 2019 as Unidades Escolares Dois de Outubro e Liberalina Paes Landim, NÃO tiveram suas notas da prova SAEB divulgadas pelo INEP. Então logo após o resultado, as gestoras dessas duas escolas entraram com recurso( temos e-mails q compravam) e mesmo assim não obtiveram essa nota, o que causou também, a ausência do resultado do IDEB dessas duas escolas. Para não aparecer o resultado de uma escola, existem duas possibilidades: a participação de menos de 80% dos alunos ou ocorrência de erro, que pode ser do INEP ou da equipe de aplicação da prova SAEB. Acreditamos q um equívoco! Essas duas escolas, atingiram a porcentagem de alunos presentes, exigida pelo INEP e por isso recorreram, mas sem êxito. Dessa forma, o resultado geral do 9° ano, não aparece, mas aparece o resultado individual de duas escolas: Amadeus Carvalho, na Marrecas e Raimundo Paulo Alves no São José. A escola Amadeus Carvalho obteve um avanço, atingindo 5,0 pontos e a Raimundo Paulo Alves, obteve nota 2,9 e como é o seu primeiro ano de SAEB, não tinha uma meta projetada nacionalmente. Já o 5° ano, não houve nenhuma intercorrência no cômputo dos resultados e obteve um grande avanço, passando de 3,8 para 5,5. Todas as escolas tiveram avanço nessa modalidade, inclusive uma escola atingiu nota 6,3. Apenas uma não atingiu a meta projetada para 2019. Em compensação, tem escolas que já atingiram em 2019, a meta para 2021. Isto é o RESULTADO de um TRABALHO em equipe, onde o FOCO principal são os alunos! São dados REAIS, sem maquiagem, obtidos com MUITO esforço, responsabilidade e comprometimento! Obrigado para todos que fazem as escolas da rede pública municipal: professores, gestores, coordenadores, vigias, zeladoras, merendeiras, pessoal administrativo e, lógico, OS PAIS ! Obrigado Dr Gil Carlos pelo APOIO! 

Prof Welles Freitas

Secretário Municipal de Educação.