São João do Piauí vai ter Ponto de Inclusão do Judiciário Federal

05/03/2024

O prefeito de São João do Piauí, Ednei Amorim, e o diretor da Vara Federal de São Raimundo Nonato, Dr. Ilton Leão, reuniram-se hoje(5) e acertaram os últimos detalhes para a implantação de um Ponto de Inclusão Digital (PID) em São João do Piauí. A expectativa é que a unidade de atendimento comece o funcionamento em abril.

"Este serviço vem a somar mais um benefício à comunidade, facilitando o acesso à Justiça, tornando-a mais célere, inclusive nas decisões de aposentadoria", relatou Ednei.

O Ponto de Inclusão Digital é uma iniciativa que ocorre em todo o país, reunindo os Tribunais de Justiça e de Trabalho em um só ponto. No Estado, São João do Piauí será o segundo município a implantar esse modelo de atendimento.

"Sem a parceria do município não seria possível. Tornamos a justiça acessível ao cidadão, descentralizando uma parte do Tribunal para as pessoas possam acessar as instâncias do poder Judiciário, ter seus pedidos analisados rapidamente, com celeridade", enfatiza Ilton Leão.

A implantação do PID é promovida pela Subseção Judiciária de São Raimundo Nonato e conta com o apoio do Coordenador dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (Cojef/TRF1), o desembargador federal, Dr. Carlos Pires Brandão.

Também participaram da reunião os funcionários da Vara Federal, o procurador do Município, Gustavo Barbosa, o subprocurador, Daniel Cavalcante.