São João do Piauí vacinou nessa quarta-feira 1350 pessoas com segunda dose da vacina contra a Covid-19

21/10/2021

O Município de São João do Piauí vacinou nessa quarta-feira (20) 1350 pessoas com a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Segundo o município, a falta da vacina AstraZeneca se deve ao não recebimento das vacinas pelo Ministério da Saúde, por falta de matéria prima. A Secretaria Municipal de Saúde já solicitou resposta e providência ao Estado, e segue aguardando.

Quanto ao questionamento de ter feito as doses de quem estava com agendamento até outubro, o município explicou que essa foi a orientação da Regional de Saúde, visto que as doses vem por remessas, e nessa semana foi recebido um quantitativo referente a todas as remessas de segunda dose.

A Secretária Municipal de Saúde informou que foi aberto hoje (21) os telefones para quem não recebeu ainda a vacina. Assim vai ser possível ter um número mais exato, o nome e telefone, para enviar ao Estado.

Quanto a vacinação, a secretaria explicou que a logística da vacina COVID é diferente das demais vacinas. 

"Já montamos outros pontos, e mesmo assim deu muita gente. Para ela acontecer são vários profissionais envolvidos, como vacinadores, operadores, coordenadores e vigilância", diz a nota.

Outro ponto explicado foi o fato de que muitas pessoas estão vindo de outras cidades, o que contribui para essa falta de vacinas, ocorre que o secretaria não pode voltar ninguém, já que o paciente tem o direito de vacinar onde está no momento. 

A equipe de vacinação segue hoje na zona rural, com as três vacinas. Amanhã também será dado seguimento na zona rural.