São João do Piauí é reconhecido pelas boas práticas na Primeira Infância

19/08/2025

Eleito um dos 10 municípios que realizam ações pelo desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos de idade, São João do Piauí recebe o título de Boas Práticas na Primeira Infância no SUAS(Sistema Único de Assistência Social). O município concorreu com o "Projeto Assistência e Educação em Saúde Bucal na Primeira Infância: uma experiência intersetorial", que atendeu mais de 1.300 crianças matriculadas na rede municipal de ensino.

A premiação foi entregue hoje(19) ao prefeito Ednei Amorim e à secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Juliana Sena, durante solenidade do Seminário Estadual da Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, realizado pelo Governo do Estado do Piauí.

"Estamos felizes porque São João do Piauí está entre os 10 municípios, dos 224, premiados e sendo referência nesse projeto de Assistência e Educação em Saúde Bucal, uma demonstração da gestão, do prefeito Ednei Amorim, com a Primeira Infância", comemorou a secretária e primeira-dama, Juliana Sena.

A solenidade de premiação ocorreu nesta manhã, 19, com a presença do governador Rafael Fonteles, da primeira-dama e coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, e do secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome(SASC), João de Deus.

Projeto Assistência e Educação em Saúde Bucal na Primeira Infância: uma experiência intersetorial

Numa ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania, Educação e Saúde, a Prefeitura de São João do Piauí assegura a assistência odontológica integral na Primeira Infância, como o projeto Assistência e Educação em Saúde Bucal na Primeira Infância: uma experiência intersetorial.

Tal projeto visa atender 100% das crianças de 0 a 6 anos de idade com atendimento odontológico, suprindo carências, encurtando distâncias e aproximando as políticas públicas, por meio de programas e ações, às famílias, seja para quem reside na zona rural, nas periferias, além de eliminar tabus e facilitar o acesso digno à saúde bucal.

Com metodologia, foram desenvolvidas atividades lúdicas, em encontros e rodas de conversa, nas escolas ou no Centro de Convivência, as crianças e seus familiares tiveram acesso às informações sobre cuidados em saúde bucal, receberam kits de higiene bucal (escova, fio e creme dental) e atendimento odontológico no consultório móvel (van odontológica).

Iniciado em junho de 2025, o projeto já alcançou todas as escolas e turmas da rede municipal de ensino, da Educação Infantil, e crianças do SCFV e Criança Feliz, totalizando mais de 1.300 crianças atendidas.