São João do Piauí adere ao programa Busca Ativa do Governo Estadual para enfrentamento da Covid-19

09/06/2020

O município de São João do Piauí aderiu nesta segunda-feira (08) ao Programa Busca Ativa do Governo Estadual, que visa identificar e acompanhar pessoas contaminadas pelo Sars-Cov-2, a fim de prevenir e conter a disseminação do vírus no município, sendo, portanto, mais uma ação de enfrentamento da Covid-19.

O Governo do Estado criou o Programa Emergencial de Busca Ativa Covid-19, que constitui, em cooperação com os municípios, equipes para promover, nos territórios de desenvolvimento do estado, o rastreamento de pessoas contaminadas pela Covid-19. A iniciativa prevê um trabalho conjunto entre Estado e Municípios, utilizando-se das equipes do Programa Saúde da Família (PSF) no trabalho de campo. Desta forma, o Piauí é o primeiro estado do Brasil a implementar esta nova modalidade de monitoramento da doença, já prevista e recomendada anteriormente pelo Comitê Científico do Nordeste.

O rastreamento de pessoas possivelmente contaminadas pelo novo coronavírus prevê a aplicação de testes para a Covid-19 a fim de identificar pacientes positivados; cadastro de pacientes contaminados no banco de dados da plataforma Monitora Covid-19 e acompanhamento de pacientes contaminados pelas equipes de saúde. A ideia é não esperar que os casos cheguem aos hospitais, mas ir em busca deles.

Com o projeto, o Governo do Estado coloca a disposição do município EPIs, testes rápidos e alguns equipamentos básicos para que, em visitas domiciliares aos moradores, as equipes de saúde possam fazer a testagem das pessoas sintomáticas e daquelas com quem ela teve contato, o que trabalha na prevenção e na contenção de disseminação do vírus.  Os locais aonde a equipe irá atuar, considerando a maior incidência de casos, serão definidas pelo município.

TESTES ESTÃO SENDO REALIZADOS NO MUNICÍPIO 

O município de São João do Piauí realiza a testagem rápida em suspeitos de contaminados com a Covid-19. A UBS Dr Jose Abel, por exemplo, é uma unidade de saúde onde são realizados testes. Porém, só são testados aqueles pacientes que possuem critérios de sintomas e riscos.

Os testes não são realizados de forma aleatória, mas sim seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, como explicou a Secretária Municipal de Saúde de São João do Piauí, Adrianna Guimarães:

-"Estão realizando sim [teste rápido]. O Ministério da Saúde, juntamente com a orientação da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), orientaram todos os município quanto a utilização do teste rápido. Existe protocolos de no município em 7 dias. As pessoas que estão sendo testadas, são aquelas que foram notificadas. Agora, a população tem que se conscientizar que o teste não é feito de forma aleatória. Existe protocolo, instituído pelo Ministério da Saúde. Seguimos todos! Temos todos os registros da quantidade de testes que estamos fazendo".

Agora é que com a adesão ao Programa Busca Ativa é que o município, de acordo com os critérios estaduais de municipais de locais com maior incidência e grupos de risco, é que serão feitos testagens de forma ativa, visando prevenir e conter a disseminação do vírus.