Projeto de Rejane Dias prevê pensão a menores que se tornaram órfão devido à covid-19

22/07/2021

O Brasil está vivendo um fenômeno social, a morte de pais e mães pela Covid-19. Pouco se fala em quem fica do lado de cá: crianças, adolescentes que perderam a pessoas que as cuidavam.

Fica uma lacuna emocional de danos irreparáveis, algumas crianças são adotadas por outros parentes, ou vão parar em abrigos, outras resolvem seguir sozinhas, e os mais velhos cuidam dos mais novos! É preciso falar sobre isso!

Os governadores do Nordeste, liderados pelo governador do Piauí, Wellington Dias, aprovaram um programa de auxílio social para filhos que perderam os pais para o novo coronavírus. O Nordeste Acolhe prevê o pagamento de R$ 500 para os órfãos da Covid-19, sendo cada Estado responsável por encaminhar o programa para as assembleias legislativas.

No âmbito federal, a deputada federal Rejane Dias (PT-PI) apresentou o Projeto 979/2021 que prevê pensão a menores que ficaram orfãos em razão da Covid-19.

"Vamos lutar para aprovar projetos dessa natureza, entre os quais, o nosso Projeto 979/2021 que altera a Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social, para dispor uma pensão especial à criança ou adolescente cujo detentor da guarda falecer em virtude da COVID-19. É clara a necessidade de amparar as crianças e adolescentes que perderam seus pais, ou só o pai ou só a mãe, que mantinham a família. Essa perda é traumática e deve ser de alguma forma vista pelo poder público, de forma transitória e imediata, mas também permanente em alguns contextos", ressaltou a deputada piauiense.