Prefeitura Municipal de São João do Piauí exerce direito de resposta relativo aos comentários proferidos por apresentadora na TV Tropical
Em relação aos comentários proferidos pela apresentadora Joelia Raulino, dia 26 de maio, na TV Tropical, em canal de internet, a Prefeitura Municipal de São João do Piauí solicita direito de resposta, baseado no Art.5, Parágrafo 5, da Constituição Federal, bem como a Lei 13.188/2015, Art.2:
Com uma retórica típica de fake news, sem nenhum embasamento oficial, apenas movida pela opinião de cunho político, onde a apresentadora cita pejorativamente o nome do prefeito de São João do Piauí, Ednei Amorim, com cunhos de baixão calão, agressivos e violentos, a Prefeitura de São João do Piauí pede o retratação, esclarecendo ponto a ponto as menções feitas durante programa exibido ontem, dia 26:
É mentirosa quando cita hipocrisia da gestão ao correr atrás do prejuízo.
A Prefeitura Municipal analisa semanalmente os dados epidemiológicos em relação à infecção da covid-19, para adotar as medidas necessárias para o enfrentamento da doença, que são definidas por meio de decretos, quer seja municipal ou estadual.
Este ano, foram editados 14 decretos, normatizando funcionamento de estabelecimentos comerciais, instituições de ensino, templos e igrejas, toque de recolher, uso obrigatório de máscara em espaços públicos, higienização de mãos, distanciamento social, além da adoção de trabalho remoto nas repartições públicas municipais e antecipação de feriados. Inclusive, vedando a realização das festas carnavalescas.
Tais decretos disciplinam, entre outras medidas, horário de funcionamento durante a semana e finais de semana de serviços essenciais e não essenciais; proibição de músicas, eventos esportivos, bingos; lockdown das atividades econômicas aos sábados e domingos; proibição de festas públicas e privadas.
Ora, ajustar as medidas conforme os dados epidemiológicos é atitude sensata e esperada de um gestor experiente e que sabe conduzir com habilidade diante dos desafios.
Aliam-se a outras medidas: testagem em massa da população, por meio do programa Busca Ativa, sendo mais de 500 pessoas testadas.
No Centro Covid, unidade especializada para os cuidados dos sintomas gripais, foram mais de 5.000 atendimentos, com 4.284 testes realizados, de janeiro para maio.
Portanto, a Gestão Municipal executa as suas competências legais, ofertando à população os serviços necessários para a prevenção e na atenção primária. Ao contrário do que fora dito, o Hospital Estadual Teresinha Nunes de Barros é de gestão do Estado e não do Município. Mais uma mentira, baseada no desconhecimento, para tentar enganar a população.
Outra medida amplamente divulgada é a execução do Plano de Imunização, obedecendo rigorosamente às normas e notas técnicas dos órgãos estadual e federal, que são os grupos prioritários definidos: profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos de idade, população quilombola, deficientes, policiais, população com comorbidade acima de 50 anos de idade e puérperas.
Na última atualização do Vacinômetro, até o dia 22 de maio, foram 6.151 doses aplicadas(1a e 2a doses). Somente na primeira dose, foram 4.444 pessoas vacinadas, o que representa cerca de 20% da população imunizada, percentual acima da média nacional e estadual.
A verdade é que tão logo à chegada das remessas de vacinas, de acordo com calendário da Secretaria de Estado da Saúde, o grupo prioritário é acionado e prontamente imunizado. Se há passos de tartarugas devemos nos reportar ao Governo Federal que não adquiriu as vacinas em tempo hábil, evitando cerca de 450 mil mortes.
Ainda como medida preventiva, a Vigilância Sanitária fiscalizou mais de 250 estabelecimentos comerciais, tanto na zona urbana como rural, em cumprimento aos decretos, que são feitos em parceria com a Polícia Militar. Dessas fiscalizações, geraram 20 notificações e 23 autos de infrações. Sim, a Vigilância fez o seu papel de orientar, fiscalizar e notificar os estabelecimentos que estivessem fora do horário de funcionamento, mesmo que sejam os 5 minutos relatados em sua fala.
Mais outra contradição e incoerência na fala da apresentadora. A Vigilância Sanitária aborda todo e qualquer estabelecimento que esteja funcionando em horário proibido, seja por um, cinco ou dez minutos. Este é o papel que compete ao órgão. Não se trata nenhum cidadão como coitado, seja em que situação for.
O combate e enfrentamento à covid-19 é um trabalho conjunto: governo e sociedade. Cada um fazendo o seu papel, os ganhos são compartilhados por todos. A Prefeitura dá ampla publicidade aos atos normativos, decretos e medidas, cabe também à população se mobilizar, envolver-se, conscientizar-se que as medidas preventivas só terão resultados exitosos mediante a participação de todos.
O prefeito de São João do Piauí Ednei Amorim solidariza-se com as 29 famílias que tiveram seu ente vítima desta terrível doença. A covid-19 tem ceifado vidas, destruindo sonhos, enlutando de forma agressiva cerca de 450 mil famílias no país, como o seu primo, Marcio Onofre, filho de São João do Piauí e que residia em São Paulo, local onde faleceu.
Em cinco meses de gestão, a população já colhe bons frutos. Mais uma vez evidencia-se o total desconhecimento da realidade do município e o desprezo pelas pessoas, auto-clamando-se superior aos demais, com fala arrogante e vergonhosa.
A Prefeitura tem mantido uma gestão voltada para as pessoas, com ações voltadas para o desenvolvimento econômico e social, que tragam mais qualidade de vida aos seus moradores. Valorizando-as, reconhecendo seu potencial para o crescimento e autonomia pessoal.
São ações que enveredam pela limpeza pública, recuperação de ruas e avenidas, passagens molhadas, estradas vicinais; recuperação de poços e ampliação do sistema de abastecimento d'água na zona rural;
Incentivo ao empreendedorismo, com a criação de novos negócios, especialmente na área agrícola, com apicultura, cultivo de mandioca, feijão e milho;
Articulações junto ao governo Estadual para fortalecimento da cultura, economia, esportes e turismo;
Educação de qualidade e presente nas casas do alunos, com envolvimento mútuo com a família e alunos; produção autoral de cadernos pedagógicos, de acordo com a realidade do município;
Apoio assistencial às famílias carentes, com distribuição de cestas alimentares.
Por fim, lamenta a postura e a opinião notadamente política, com intuito claro em atingir pessoalmente o prefeito municipal Ednei Amorim. Tal atitude não há espaço e tampouco credibilidade em nossa sociedade, que repudia e não admite como verdade em São João do Piauí.