Prefeitura de São João do Piauí realiza II Seminário de Apicultura
A Prefeitura de São João do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, realiza a segunda edição do Seminário de Apicultura. O evento será no sábado, dia 3, na quadra poliesportiva do Centro Educacional Elisa Modesto Amorim. As inscrições são feitas na Secretaria.
O setor apícola sanjoanense tem crescido, tanto em qualidade como em quantidade, conquistando presença cada vez mais forte no mercado regional. A safra 2022/2023 foi de aproximadamente 600 toneladas de mel e a projeção para a próxima é que alcance as 800 toneladas.
O prefeito Ednei Amorim tem firmado parcerias para fortalecer o comércio, gerando renda para os 200 apicultores cadastrados: são articulações junto aos órgãos governamentais como em cooperativas, como as de Oeiras e de Simplício Mendes.
Por outro lado, foram mais de 10 mil colmeias entregues aos produtores locais e garantia de assistência técnica.
"São ações para levarmos o mel sanjoanense para o mercado nacional e não só: queremos exportar. Nós temos capacidade para isso", afirma o prefeito.
Confira a programação:
7h30 - Credenciamento
8h - Abertura
8h30 - Situação atual da Apicultura no município de São João do Piauí - Lariza Coutinho - Secretária Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável
9h - Palestra:
A importância do Associativismo e Cooperativismo na Apicultura e Apoio Técnico Especializado– Secretaria de Agricultura Familiar do Estado do Piauí
10h - Exposições:
Acesso ao Mercado e Comercialização do Mel Orgânico - SAMEL
11h - Palestra:
Assistência Técnica e Capacitações específicas na Apicultura - SENAR
12h - Palestra:
Qualidade do Mel - EMBRAPA MEIO NORTE
13h- Exposições:
Acesso ao crédito e financiamentos – Agência Piauí Fomento e Banco do Nordeste
13h30
Encaminhamentos
Encerramento
Almoço