Após desistência do médico do Programa 'Mais Médicos', Prefeitura de João Costa contrata médico para atender a população

28/05/2019

Estão abertas a partir desta segunda-feira (27) as inscrições para o Programa Mais Médicos. Elas vão até o dia 29. Cerca de 79 vagas foram abertas no Piauí pelo novo edital do Mais Médicos e uma dessas vagas é para o Município de João Costa. No município, o médico inscrito no programa ficou apenas 30 dias e pediu para sair. Com isso, para não deixar a população desamparada, a Prefeitura Municipal de João Costa decidiu contratar, por conta própria, um médico para atender no município, pagando R$ 15 mil reais.

Em entrevista ao Jornal Hoje, da TV Globo, a Secretária de Saúde do Município, Tatiana Sousa, explicou que os recursos que poderiam estar sendo utilizados para comprar mais medicamentos, comprar equipamento para o posto de saúde ou investir na capacitação de profissionais, está sendo utilizado para contratação de um médico para atender no município, tendo em vista a desistência do médico do programa 'Mais Médicos'.

Segundo o Ministério da Educação, cerca de 19% dos médicos brasileiros que entraram no Mais Médicos depois da saída dos cubanos desistiram de participar do programa até o mês de maio. Dados obtidos pelo G1 junto ao ministério mostram que 1.325 profissionais com registro profissional brasileiro se desligaram.  

Esta é a segunda vez que o Ministério da Saúde abre o programa para novos interessados desde a saída dos médicos cubanos. Agora, o objetivo é contratar 2.212 médicos que devem atuar em 1.185 municípios considerados vulneráveis e 13 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).