Moradores de Lagoa do Barro fazem apelo às empresas sobre cuidado com o tráfego e manutenção das estradas que dão acesso aos parques eólicos
Mais de 150 moradores de diversas localidades do Município de Lagoa do Barro do Piauí participaram de um manifesto com reivindicações dirigidas às empresas que gerenciam os parques eólicos instalados no município, onde fazem um apelo sobre o necessário cuidado no tráfego dos veículos das empresas nas estradas que dão acesso aos parques, bem como a necessária manutenção dessas estradas.
Segundo os moradores, há um bom tempo eles sofrem com os descuidos das estradas, que causa não só prejuízos à saúde e segurança dos moradores, mas também danos patrimoniais.
O desejo dos moradores é de que as empresas se comprometam a realizarem a pavimentação asfáltica das estradas citadas no manifesto, visando encerrar os vários problemas vivenciados diariamente na região, também citados no manifesto. Além da realização da pavimentação, desejam a manutenção e o cuidado com as estradas.
Confira a seguir o manifesto na íntegra:
"MANIFESTO E REIVINDICAÇÕES DOS MORADORES DE LAGOA DO BARRO DO PIAUÍ DIRIGIDOS SOBRETUDO À EMPRESA CGN E AO GRUPO ENEL, DONOS DOS PARQUES EÓLICOS!
Os MORADORES do Município de Lagoa do Barro do Piauí vêm a público manifestar sua insatisfação com a DETERIORAÇÃO da ESTRADA DE TERRA que liga a RODOVIA PI-459 aos Parques Eólicos para, ao final, exigir IMEDIATA solução do problema.
1. - É do conhecimento de todos que transitam diariamente pela estrada dezenas de veículos leves e PESADOS que prestam serviço na construção dos PARQUES EÓLICOS.
2. - Esse TRÁFEGO INTENSO tem causado enormes e sérios prejuízos à população local. Por exemplo:
A - Já foram QUEBRADOS dezenas de PARA-BRISAS dos CARROS dos moradores, mas o prejuízo nunca foi reparado. Em todos os casos que já ocorreram, o motorista que causou dano ou fugiu ou alegou que não teria nenhuma responsabilidade, deixando a vítima em completo desamparo.
- Adenilson Dias: 2 para-brisas;
- Manoel Lino: 2 para-brisas;
- Gilberto Dias: 1 para-brisa;
- Gilmar Manoel: para-brisa;
- Rafael: 1 para-brisa;
- Lucilene Irene: 1 para-brisa;
- Mauro Carlota: 2 para-brisas;
- Gerônimo Pedro: 1 para-brisa;
- Dudu da Manguinha: 2 para-brisas;
- Zé do Mariano: 1 para-brisa;
- José Ferreira: 1 para-brisa.
B - Principalmente pela manhã e pela tarde, mas não somente nesses horários, os moradores praticamente NÃO conseguem TRANSITAR nessas vias usadas pelas empresas, em razão dos BURACOS, dos BICOS DE PEDRA, da POEIRA e das ONDULAÇÕES («costelas de vaca»).
C - Os condutores de MOTOCICLETAS são os que mais sofrem. Alguns até já entraram embaixo de CARRETAS, sufocados pela POEIRA.
D - Os PASSAGEIROS que viajam em CARROS ABERTOS também sofrem da mesma forma, sobretudo em razão da POEIRA, e dos SOLAVANCOS e da LAMA.
E - Muitos condutores dos carros das empresas não respeitam o limite máximo de velocidade da via. Nem ao menos reduzem a velocidade quando passam por outros veículos, submetendo os outros a sérios riscos de ACIDENTES GRAVES, tendo em vista a falta de ADERÊNCIA da estrada e sobretudo a POEIRA - que ofusca e sufoca a tudo e a todos.
Neste caso, imaginem a cena de uma MOTO passando por um VEÍCULO que transita em ALTA VELOCIDADE numa estrada de terra que gera altas NUVENS DE POEIRA: o risco de COLISÃO beira a 100%, em virtude da quase completa ausência de VISIBILIDADE para o motociclista.
F - O pouco PASTO que existe à beira da estrada também se torna praticamente INSERVÍVEL para os animais.
G - Os moradores que residem à beira da estrada também sofrem enormes prejuízos com a POEIRA que invade as CASAS, ESTRAGANDO tudo: roupas, eletrodomésticos, alimentos, etc.
H - Há até relatos de pessoas que foram afastadas do serviço em virtude de problemas RESPIRATÓRIOS causados POEIRA.
Enfim, estes são apenas alguns exemplos das CENTENAS de PREJUÍZOS que os MORADORES têm sofrido cotidianamente.
3. - Senhores, imaginem uma população POBRE com RENDA per capita de menos de R$ 300 mensais.
A esmagadora maioria das famílias não tem VEÍCULO PRÓPRIO e, por isso, necessitam viajar em CARROS ABERTOS - expondo-se a toda sorte de riscos numa ESTRADA extremamente DETERIORADA pelos carros das EMPRESAS, que lucram milhões na região.
4. - Senhores, os poucos moradores que, a DURAS PENAS e com muito SACRIFÍCIO, conseguiram comprar um carro ou uma moto NÃO ESTÃO MAIS CONSEGUINDO MANTER O VEÍCULO. Qualquer viagem feita pela estrada usada pelas empresas vai exigir, ao final, uma REVISÃO, que certamente não é barata.
NÃO É À TOA QUE TODA EMPRESA QUE PRESTA SERVIÇOS AQUI GERALMENTE JÁ TEM UMA OFICINA CONTRATADA PARA CONSERTAR OS CARROS. Mas os pobres moradores da região não têm condições de pagar oficina a toda viagem que fazem!
5. - Senhores, infelizmente o Município não tem TRANSPORTE PÚBLICO, nem em dias de FEIRAS.
O morador que não tem carro e que precisa se deslocar tem de FRETAR CARRO ou esperar que algum passe pela estrada para poder ir à cidade, pagando ALTO PREÇO por isso, sobretudo em razão das PÉSSIMAS condições da estrada.
O preço das coisas é extremamente encarecido pelas péssimas condições das estradas.
Por exemplo, quando compramos algo na cidade, os fornecedores normalmente se RECUSAM a fazer ENTREGA no interior, justamente em razão da CALAMIDADE PÚBLICA em que se encontra uma das estradas principais do Município. Ninguém, em sã consciência, se atreve a DANIFICAR seu VEÍCULO numa estrada praticamente INTRAFEGÁVEL.
6. - Senhores, as ONDULAÇÕES deixadas pelos VEÍCULOS PESADOS são extremamente prejudiciais à MECÂNICA dos veículos em geral, incluído as motos.
A TREPIDAÇÃO causada pelas conhecidas «COSTELAS DE VACA» se assemelha à trepidação causada por um MARTELO DEMOLIDOR.
O empregado que trabalha com esse tipo de martelo tem direito a adicional de INSALUBRIDADE em grau máximo. Os moradores do Município que trafegam nessa estrada também deveriam receber das empresas um adicional de insalubridade, inclusive pela POEIRA que INALAM diariamente.
7. - Senhores, imaginem um TRABALHADOR que, por vários anos, passou por NECESSIDADES para poder comprar uma MOTO ou um CARRO USADOS. Agora os senhores imaginem que ele põe esse veículo usado numa estrada extremamente DANIFICADA por CAMINHÕES e CARRETAS que transportam dezenas de TONELADAS diariamente. Se isso não for uma injustiça, não pode haver justiça no mundo.
8. - Senhores, pensem conosco: os investidores estão ganhando e vão ganhar BILHÕES de reais com esses investimentos; daí eles chegam ao Município, se apropriam da estrada e a DANIFICAM, causando toda sorte de PREJUÍZOS à POPULAÇÃO, mas não reparam os danos.
Isso tem de parar. VAMOS DAR UM BASTA NISSO. Definitivamente!
Não podemos mais aceitar tamanho DESCALABRO. O PREÇO da GASOLINA está na ESTRATOSFERA: por causa da TREPIDAÇÃO, se os CARROS passarem de 15 km/h pode ser inteiramente DESMONTADO, desmantelado, DESPARAFUSADO. Muita gente já perdeu parafuso, painel, retrovisor e por aí...e vai longe! Essas péssimas condições de trafegabilidade causam enormes prejuízos, sobretudo no caso da gasolina, porque o ANDA-E-PÁRA consome muito combustível.
Há diversas motocicletas que já estão com o aro QUADRADO! Há diversos carros com rodas EMPENADAS. Nem alinham mais! Não há pneu que resista a tanto bico de pedra.
9. - Senhores, tomemos como exemplo aqueles trechos asfaltados na estrada de terra: quando DANIFICAM - e quase todos estão danificados -, o TRÁFEGO fica quase IMPOSSÍVEL. Saímos de um BURACO para nos SACRIFICARMOS em outro.
O final desses trechos é um caso à parte: cria-se uma enorme CRATERA, que mais parece aquele buraco que engoliu DOIS CARROS e UMA CASA na cidade de Puebla, no México.
Aquele trecho próximo à entrada da Malhadinha parece um CENÁRIO DE GUERRA onde foram atirados DEZENAS de MÍSSEIS.
10. - Senhores, o trecho que vai do POÇO DA UMBURANA à TOCA DA ONÇA e segue é outro caso à parte.
Trata-se de um trecho da estrada que, para transitar pelo local, o grupo ENEL teve de firmar diversos contratos de SERVIDÃO DE PASSAGEM com todos os proprietários de terras da região.
11. - Na cláusula 6 do contrato de servidão, que trata «DAS OBRIGAÇÕES DA ENEL», consta:
«Constituem obrigações da Enel, sem a ele se limitar e sem qualquer custo para o Proprietário Serviente:
(a) exercer a servidão de passagem dos limites das necessidades do Imóvel Dominante, agredindo imóvel Serviente da forma menos onerosa e da forma mais moderada possível;
(c) realizar todas as obras necessárias à construção e eventual PAVIMENTAÇÃO das vias de acesso ao Imóvel Dominante, a serem erigidas na Servidão de Passagem;
(e) realizar as obras inerentes à Servidão de Passagem, incluídas as relativas ao uso da mesma.»
Como se vê, estava havendo claro INADIMPLEMENTO contratual, porque as obras de conservação da via não estão sendo realizadas.
Note-se que o item C obriga a ENEL a analisar a necessidade de ASFALTAR a estrada, quando se refere à necessidade de PAVIMENTAÇÃO.
12. - Por todas essas razões, após diversos debates, os moradores do Município decidiram o seguinte, baseados no DIREITO FUNDAMENTAL DE REUNIÃO E MANIFESTAÇÃO, assegurado pela CONSTITUIÇÃO FEDERAL, no art. 5º:
«XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente».
A - A partir desta semana, o ACESSO de todas as EMPRESAS aos parques eólicos SERÁ FECHADO, até as empresas donas das obras assumirem - por ESCRITO - a obrigação de PAVIMENTAR a estrada, ou seja, de ASFALTÁ-LA.
B - O trânsito pela estrada em questão estará RESTRITO AOS MORADORES DO MUNICÍPIO - e DESDE QUE NÃO ESTEJAM A SERVIÇO DE NENHUMA EMPRESA QUE PRESTE SERVIÇO NOS PARQUES EÓLICOS. Quer dizer, o acesso estará restrito a quem não presta serviço às empresas.
C - A medida se justifica sobretudo por que os moradores vêm sofrendo com isso há uns 4 anos. As empresas se utilizam do acesso inclusive para a construção de parques eólicos em outros municípios, como o de Dom Inocêncio.
D - Tanto em épocas de CHUVA quanto em épocas de SECA o problema persiste: quando chove, as estradas se tornam intrafegáveis em razão da LAMA e dos buracos. Senhores, imaginem os motociclistas trafegando numa estrada ESCORREGADIA - disputando espaço com CARRETAS que mais parecem CENTOPEIAS! Imaginem os passageiros transportados em carros abertos na época de CHUVA sendo todos ENLAMEADOS.
E - Mesmo após o término da construção dos parques, o trânsito de veículos pela região continuará intenso, por causa da manutenção dos parques eólicos. Ou seja, sempre haverá carros pesados transitando nessa estrada.
F - Por isso, o acesso ficará fechado até as empresas assumirem a responsabilidade de PAVIMENTAR a estrada, nos seguintes termos:
1 - Exigimos que a estrada seja IMEDIATAMENTE PAVIMENTADA desde a localidade chamada CRUZ (saída da PI-459) até ao menos a localidade chamada TOCA DA ONÇA;
2 - Exigimos que seja também IMEDIATAMENTE PAVIMENTADO o trecho que vai da localidade Poço da Umburana à localidade SACO DOS BOIS, ONDE ESTÁ INSTALADA A FÁBRICA DA ACCIONA.
Do Poço da Umburana até a Fábrica da Acciona no Saco dos Bois, a estrada de terra também já está pronta para receber a MANTA ASFÁLTICA, talvez necessitando apenas de poucos ajustes.
G - Senhores, já há trechos pavimentados, como aquele em cima da Serra entre Poço da Umburana e Tanque Real. Trata-se de trecho em que a pavimentação ficou muito boa.
Evidentemente, isso mostra que a PAVIMENTAÇÃO é possível e irá melhorar as condições de toda a população do Município e das empresas que se utilizam da estrada.
H - Com a PAVIMENTAÇÃO: Milhares de para-brisas serão poupados. Dezenas de pessoas deixarão de sofrer problemas respiratórias. Milhares de peças de carros serão conservadas por muito mais tempo. Centenas de litros de combustível seriam economizados e a natureza preservada. Diversos acidentes serão evitados e vidas poupadas. O pasto dos animais será preservado. As casas permanecerão por muito mais tempo limpas e assim poderemos fazer nossas refeições sem areia/poeira.
Senhores, depois de anos sendo usada por carretas extremamente pesadas, a estrada está praticamente pronta para receber uma MANTA ASFÁLTICA, tendo em vista que o terreno está muito BEM PRENSADO.
Não se entende a razão pela qual uma estrada por onde passam bilhões de reais já não tenha sido ASFALTADA. Talvez só um escárnio com a população explique isso!
I - É possível, portanto, que as empresas - em acordo com o Poder Publico - realize o mais rápido possível a PAVIMENTAÇÃO da estrada.
Em resumo, não aceitamos mais que a estrada seja apenas LAMBUZADA, maquiada com uma máquina, porque isso nunca resolverá o problema definitivamente. Na verdade, ultimamente nem máquina tem passado na estrada.
Enquanto a estrada não for PAVIMENTADA, não descansaremos.
J - Dessa forma, exigimos que os representantes das empresas assinem o presente documento se comprometendo a iniciar imediatamente A PAVIMENTAÇÃO DA ESTRADA, pois só assim o acesso aos parques eólicos será liberado.
Toda a população da região - das criancinhas aos anciães, dos homens às mulheres - está empenhada nesta luta que jamais terminará enquanto a estrada não for asfaltada.
Moradores de lagoa do Barro do Piauí:
1. Valdir Manoel de Sousa (Mimoso)
2. Lauro Manoel de Sousa (Mimoso)
3. José Nairo Silva Sousa (Mimoso)
4. Manoel Raimundo de Sousa (Mimoso);
5. Maria da Silva Filha Sousa (Mimoso)
6. Maria Marlucia Silva Vieira (Mimoso)
7. Elivete Silva Sousa (Mimoso)
8. Gilberto Silva Sousa (Mimoso)
9. Vanderleia Silva Sousa (Mimoso)
10. Davi Silva Sousa (Mimoso)
11. Isabel Maria Maria da Silva (Mimoso);
12. Leidiana Silva Sousa (Mimoso)
13. Manoel Paulo Vieira (Mimoso)
14. Lucas de Sousa Nunes (Tanque Real)
15. Gilberto Dias Nunes (Tanque Real)
16. Merivalda Dias de Sousa (Tanque Real)
17. Gilmara de Sousa Nunes (Tanque Real)
18. Agenildo Teodoro Nunes (Tanque Real)
19. Joselmo Santos (Poço da Umburana).
20. Zélia Maria Ribeiro (Poço da Umburana)
21. Fernanda Lopes (Poço da Umburana).
22. Raimunda Mariana Ribeiro (Poço da Umburana)
23. Jacob Rubens (Poço da Umburana)
24. Zulmira (Poço da Umburana)
25. Adenilson Dias (Tanque Real)
26. Sebastiana Silva (Tanque Real)
27. Regina Maria (Tanque Real)
28. Miguel Dias (Tanque Real)
29. Vicente Carlos da Costa Filho (Mimoso)
30. Elicelma Julia da Silva (Mimoso)
31. Iremar de Sousa Nunes (Tanque Real)
32. Miguel Inácio de Sousa (Manguinha)
33. Benedito Horácio da Silva (Malhada Real)
34. Maria Helena dias da Cruz (Sacos dos Bois)
35. Gildenir Dias de Souza (Saco dos Bois)
36. Ricardo Paulino Silva (Poço da Umburana)
37. Vilma Joana da Silva (Poço da Umburana)
38. Maria Celma Amorim (Malhada Real)
39. Cleiton Henrique (Salãozinho)
40. Francisco Ribeiro Nunes (Poço da Umburana)
41. Silvana Nunes da Silva (Poço da Umburana)
42. Doriane Nunes (Poço da Umburana)
43. Manoel de Jesus Nunes (Poço da Umburana)
44. Rosilda Amorim Dias (Malhada Real)
45. Manoel Lino de Sousa (Malhada Real)
46. Matheus Amorim Sousa (Malhada Real)
47. Fausto Amorim Dias (Malhada Real)
48. Amando Pedro Dias da Cruz (Malhada Real)
49. Ilma Sousa Dias (Malhada Real)
50. Ildete Francisca de Sousa (Malhada Real)
51. Colmerio Raimundo da Silva (Boqueirãozinho)
52. ValmirJosé (Mimoso)
53. Marileide Amorim (Mimoso)
54. Nilson Silva (Tanque Real)
55. Lilian Dias Nunes (Tanque Real)
56. Flávio Santos (Mimoso)
57. Fábio dos Santos (Mimoso)
58. João Valdomiro de Sousa (Mimoso)
59. Elisângela (Mimoso)
60. Douglas (Mimoso)
61. Edmar Alves da Silva (Briginho)
62. Diuvânio Dias (Saco dos Bois)
63. Géssica de Sousa Dias (Saco dos Bois)
64. João Raimundo Dias (Saco dos Bois)
65. Alberico Dias Amorim (Toca da Onça)
66. Aldenir Dias de Souza (Toca da Onça)
67. Inácio Vicente de Sousa (Manguinha)
68. Adenildo Dias Coelho (Tanque Real)
69. Manoel Dias Coelho (Saco dos Bois)
70. Rafael José Francisco (Malhadinha)
71. José Domingues de Souza (Olho D'água)
72. Aparecido Enoc de Sousa (Mimoso)
73. Julieta Floriana de Sousa Silva (Curral Velho)
74. Claudemir José Silva (Curral Velho)
75. João Batista Silva (Curral Velho)
76. Abdenal José Silva (Curral Velho)
77. Maria Jienir Silva (Curral Velho)
78. Hércules Silva (Curral Velho)
79. Andresa Aparecida Silva (Curral Velho)
80. Maria Dalva Nunes (Curral Velho)
81. Gildemar Antônio de Sousa (Curral Velho)
82. Claudionor C. Nunes (Curral Velho)
83. Adeildes Dias Coelho (Tanque Real)
84. Ana Lucia (Tanque Real)
85. Maria Karina (Tanque Real)
86. Sula Nunes (Nova Olinda)
87. Gilson Gomes Ferreira (Nova Olinda)
88. Maria Nunes da Silva (Nova Olinda)
89. Josimar Amorim de Sousa (Olho D'água)
90. Josilene da Costa Sousa (Olho D'água)
91. Daine Gomes (Olho d'água)
92. Aline Gomes (Olho d'água)
93. Maria Gomes (Olho d'água)
94. Addom Ribeiro de Sousa (Olho d'água)
95. José Cirilo da Silva (Olho D'água)
96. José Dias dos Passos (Sacos dos Bois)
97. Bento José Nunes (Nova Olinda)
98. Layane Santos (Poço da Umburana)
99. José Ilton Dias (Sacos dos Bois)
100. Maria Biganinha (Sacos dos Bois)
101. João Ibiapino Neto (Saco dos Bois)
102. José Eudócio (Poço da Umburana)
103. Naiara Paula (Poço da Umburana)
104. Josué da Silva (Salãozinho)
105. José Nunes de Souza (Poço da Umburana)
106. Valdemir Sousa Santos (Mimoso)
107. José Vicente da Silva filho (Poço da Umburana)
108. Evanilson de Sousa Reis (Pau Ferro)
109. Maria Martilene da Conceição (Pau Ferro)
110. Valdeci Petronilio da Silva (Pau Ferro)
111. Valdemir José Mata Silva (Olha D'água)
112. Carlivanda Gomes da Silva (Olha D'água)
113. José Neto Francisco Dantas (Mimoso)
114. Antenor Dantas de Sousa (Mimoso)
115. Rosângela Amorim (Mimoso)
116. José Heleno (Mimoso)
117. Jean Fernandes (Mimoso)
118. Josenildo Silva Santos (Poço da Umburana)
119. Raimundo Teodoro da Silva (Poço da Umburana)
120. Wilson Costa (Olha D'água)
121. Julieta Dias Nunes (Toca da Onça)
122. Joaquim Dias Nunes (Toca da Onça)
123. Nilton Dias (Tanque Real)
124. Genivaldo Santos Nunes (Poço da Umburana)
125. Lúcia Irene de Sousa (Poço da Umburana)
126. Janaina Mattos (Olha D'água)
127. José Neto (Mimoso)
128. Sebastião Dias de Sousa (Malhada Real)
129. Silvani da Silva (Tanque Real)
130. Elenice Barbosa (Tanque Real)
131. Ailton Dias de Sousa (Tanque Real)
132. Givaldo da Silva (Salinas)
133. Maria Clena de Sousa (Toca da Onça)
134. José Raimundo da Silva Neto (Salãozinho)
135. Gilmar Antônio de Sousa (Mimoso)
136. Maria Célia da Silva Nunes (Salãozinho)
137. Sidemi Ferreira (Pau Ferro)
138. José Carlos de Sousa (Buqueirãozinho)
139. Onildo Nunes (Poço da Umburana)
140. Maria Nunes (Poço da Umburana)
141. Irene Maria (Poço da Umburana)
142. Gerônimo Pedro (Poço da Umburana)
143. Edinalva Irene (Poço da Umburana)
144. Maria Jucilene (Poço da Umburana)
145. Nilton de Sousa (Poço da Umburana)
146. Ernesto dos Anjos (Mimoso)
147. Mauro Carlota (Mimoso)
148. Domingo dos Anjos (Mimoso)
149. Romário dos Anjos (Mimoso)
150. Maria Helena (Mimoso)
151. Dioneide dos Anjos (Mimoso)
152. Edmeusa Dias (Malhada Real)
153. Juraci Manoel (Panelas)"
O blog está aberto às empresas citadas, existindo espaço para que apresentem, caso queiram, suas versões ou qualquer posicionamento sobre o manifesto e os fatos ocorridos.
Informações: Maria Sofia Dias - Gorete Baú


