Mesmo com fortes chuvas ocorridas em 2020, prefeito de São Francisco de Assis decreta estado de emergência alegando seca no município

11/06/2020
Prefeito Josimar João de Oliveira
Prefeito Josimar João de Oliveira

O prefeito do município de São Francisco de Assis-PI, Josimar João de Oliveira, por meio do Decreto nº 017/2020, decretou em 22 de maio de 2020, situação de emergência no município por suposta situação de estiagem (seca). O decreto tem período de vigência de 180 dias, podendo ser prorrogado por igual período.

Segundo o prefeito no decreto, ocorreram poucas chuvas no município de São Francisco de Assis, com supostas reduções drásticas das mananciais existentes e que a água coletada é insuficiente para suprir a demanda da região. Ainda segundo o decreto, a seca reflete diretamente na economia do município.

No entanto, segundo munícipes, a safra deste ano foi boa na municipalidade. Entre outubro de 2019 e maio de 2020 choveu acima da média do município de São Francisco de Assis. A média do inverno foi de 917,40 mm, sendo 1.011 mm na sede, 836 mm na comunidade Lagoa do Benedito, 909 mm na comunidade Barreiro Grande, 855 mm na comunidade Pajeú e 976 mm na comunidade Traz da Serra. Com isso, açudes, barreiros e cisternas encheram, o que ocasionou muita pastagem.

Assim, mesmo com as chuvas, o prefeito do município decretou situação de emergência por estiagem. Com a situação de emergência decretado, alguns ações podem ser realizada no município, como a contratação sem licitação.

Confira o decreto: