INSS suspende atendimento presencial e sistemas ficarão indisponíveis por três dias para manutenção 

27/01/2026

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou, por meio de nota oficial, que suas agências em todo o país não farão atendimento presencial nos dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2026. A medida ocorre em razão de uma manutenção programada nos sistemas de tecnologia da informação, coordenada pela Dataprev, empresa responsável pela infraestrutura tecnológica da Previdência Social.

Durante esse período, os sistemas digitais — como o portal e aplicativo Meu INSS e a Central Telefônica 135 — também estarão indisponíveis, com a interrupção começando às 19h do dia 27 de janeiro e prevista para seguir até o dia 31 de janeiro.

Fechamento temporário da agência de São João do Piauí

Em São João do Piauí (PI), a agência do INSS estará fechada para atendimento externo nesses mesmos dias em função da indisponibilidade dos sistemas. Em razão disso, todos os serviços agendados para as datas de 28, 29 e 30 de janeiro foram reagendados, e os segurados estão sendo informados sobre os novos horários ou datas de atendimento.

Por que a paralisação

Segundo o INSS, a suspensão temporária dos serviços presenciais e digitais visa implementar melhorias, atualizações e ajustes de segurança e performance nos sistemas previdenciários, incluindo reforços na infraestrutura tecnológica para ampliar a estabilidade e a segurança dos dados dos segurados.

Esse tipo de paralisação, embora programado, pode impactar temporariamente o acesso a consultas, solicitações de benefícios, emissão de extratos e outras funcionalidades que dependem dos sistemas digitais. Por isso, o INSS tem recomendado que os segurados antecipem demandas sempre que possível e verifiquem suas agendas no portal ou aplicativo antes do início do período de manutenção.

📌 Recomendações para segurados

  • Verifique seu agendamento no Meu INSS antes da data da manutenção;

  • Solicitações ou procedimentos que dependam de sistemas digitais podem sofrer atraso durante o período de indisponibilidade;

  • Em caso de dúvidas, aguarde a normalização dos serviços após o retorno das plataformas.

O foco da paralisação é garantir que os sistemas operem de forma mais segura e eficiente no futuro, reduzindo instabilidades e falhas que têm sido registradas com certa frequência devido ao aumento de acessos e outras questões técnicas.