Homenagem a Niède Guidon é aprovada na Alepi; projeto é de autoria do deputado Gil Carlos

02/09/2025
Serra da Capivara - Thiago Amaral
Serra da Capivara - Thiago Amaral

Além da referência a identidade da Serra da Capivara o o nome do aeroporto agora agregará a homenagem a arqueóloga.

A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) aprovou o Projeto de Lei Ordinária nº 162/2025, de autoria do deputado estadual Dr. Gil Carlos, do PT, que altera a denominação do Aeroporto Internacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, para "Aeroporto Internacional Serra da Capivara - Niède Guidon". A proposta foi discutida pela Comissão de Constituição e Justiça e os deputados aprovaram a sugestão do parlamentar. Além da referência a identidade da Serra da Capivara, o nome do aeroporto agora agregará a homenagem à arqueóloga.

A mudança é uma homenagem póstuma à arqueóloga franco-brasileira Niède Guidon, que dedicou sua vida à pesquisa, preservação e valorização do patrimônio pré-histórico do semiárido piauiense, especialmente no Parque Nacional Serra da Capivara — um dos sítios arqueológicos mais importantes das Américas.

Durante a sessão, o deputado Dr. Gil Carlos destacou a relevância histórica e cultural da homenagem, lembrando de sua recente visita à cidade, além do potencial turístico da região.

"Estivemos recentemente prestigiando o novenário, em São Raimundo Nonato, e pude ver mais uma vez o enorme potencial que aquela cidade tem para crescer no turismo arqueológico, um dos mais diferenciados do nosso país. Portanto, fico muito alegre em compartilhar com o deputado Hélio Isaías esse Projeto de Lei que denomina o Aeroporto Internacional da Serra da Capivara como Aeroporto Internacional Serra da Capivara - Niède Guidon", afirmou.

Além de São Raimundo Nonato, o Parque Nacional Serra da Capivara também abrange os municípios de Coronel José Dias e João Costa.

Outro importante atrativo que compõe o roteiro turístico do sul do Piauí é o Parque Nacional das Confusões, localizado no município de Caracol, que amplia ainda mais o potencial da região como um polo de ecoturismo, pesquisa científica e valorização da história ancestral do Brasil.

Fonte: Alepi