Governador indica a deputada federal Rejane Dias para o TCE-PI; sabatina acontece terça (10)

09/01/2023

Nesta segunda-feira (9), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebeu indicações do Governo do Estado de três pessoas para assumir cargos nos poderes Executivo e Judiciário. Segundo presidente da casa, o deputado Franzé Silva (PT), os três nomes devem ser sabatinados na terça-feira (10), e a última votação deve acontecer até a próxima quarta-feira (11).

As pessoas indicadas são:

  • A deputada federal reeleita e ex-secretária de Educação Rejane Dias (PT), indicada para ocupar vaga de conselheira do Tribunal de Contas do Piauí (TCE);
  • O deputado estadual e ex-secretario de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos Zé Santanna (MDB), indicado para a presidência da Agência de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa);
  • O ex-diretor geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) Antônio Torres da Paz para a direção-geral da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Piauí (Agrespi);

As mensagens com as indicações devem ser lidas ainda nesta segunda no plenário da casa e encaminhadas para as comissões específicas nesta terça-feira (10), e pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Após a aprovação nas comissões, as sabatinas devem acontecer na tarde de terça-feira (10), para em seguida as indicações serem aprovadas ou não em votação no plenário, na quarta-feira (11).

"Antes da aprovação, as pessoas indicadas serão sabatinadas pelos deputados. Depois da sabatina haverá a aprovação dos nomes ou não. Isso fará com que a gente encaminhe o resultado para o Poder Executivo sancionar", explicou o deputado Franzé Silva.

Vaga aberta no TCE-PI

O conselheiro Olavo Rebelo, de 68 anos, pediu aposentadoria voluntária do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), função que ocupava desde 2007, após passar quatro mandatos de deputado estadual na Assembleia Legislativa do estado. Ele seria aposentado compulsoriamente ao completar 70 anos. A vaga de Rebelo é de indicação direta do (a) governador (a) do estado e o nome da ex-primeira dama e deputada federal reeleita Rejane Dias (PT) é o mais cotado.

A governadora Regina Sousa (PT) disse que Rejane é "merecedora", mas que vai aguardar o trâmite de vacância do cargo que deve ser realizado pelo Tribunal antes de chegar até ao Executivo.

"Não sei se sou eu ou se é o Rafael que vai indicar, porque tem que ter a vacância do cargo para ninguém correr risco, porque indicar uma pessoa para depois ela ser questionada porque alterou o processo, não é bom. A Rejane (Dias) é merecedora e é o nome que chegou", disse a governadora.

Fonte: G1 Piauí