Em São João do Piauí, o Sr. Milton Oliveira exerce há anos a tradicional e importante profissão de sapateiro, ameaçada de extinção
O sapateiro ou sapateira é o profissional que se dedica ao conserto e ao fabrico de sapatos, botas, chinelos e calçados em geral. Uma profissão muito valiosa dentro da sociedade, pois dedica atenção a um objeto essencial utilizado por todos. Apesar de valiosa, a profissão de sapateiro está ameaçada de extinção, sobretudo pela falta de mão de obra.
Em São João do Piauí, o Sr. Milton Oliveira, de 80 anos de idade, exerce há décadas, com muito orgulho e na sua residência (próximo à UBS do Bairro Vermelho), essa profissão, consertando diariamente uma diversidade de calçados, femininos e masculinos.
Conforme relata Milton, a profissão é pouco valorizada na região, e muitas vezes as pessoas preferem levarem seus calçados para consertarem em outras cidades, como a capital piauiense. Há, também, desinteresse pelas pessoas em exercerem esta profissão, que é tão nobre.
O Sr. Milton reforça a importância da profissão e a necessidade do interesse das pessoas para continuarem a desenvolverem esse trabalho dentro da sociedade, principalmente aqui em São João do Piauí e região. Inclusive, o profissional menciona que está disposto em treinar jovens para seguirem com a profissão.
Importante ressaltar que muitos profissionais como médicos, advogados, professores, enfermeiros, engenheiros, empresários, dentre outros, um dia, na adolescência, foram sapateiros e com essa nobre profissão conseguiram se sustentar, ajudar familiares, pagar estudos e etc., crescendo cada vez mais.
Importante olharmos atenciosamente e com bons olhos para essas profissões que são tradicionais, dignas e muito importante não só para nossa história, mas com muita utilidade na sociedade.
