Em campanha do "Novembro Azul", urologista Giuliano Aita fala da importância da prevenção do câncer de próstata

03/11/2018

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros - de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que serão mais de 68 mil novos casos da doença ainda em 2018. E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

A campanha do "Novembro Azul" é destinada à sociedade, principalmente os homens, no qual se realiza um belo e essencial trabalho na conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Pela importância da campanha e do assunto tratado, o diretor da Uroclin Piauí e chefe do Departamento de Andrologia e Saúde Sexual da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o urologista Giuliano Aita, concedeu entrevista nessa sexta-feira (02) no Piauí TV primeira edição, da TV Clube, afiliada da Rede Globo, onde na oportunidade fez um alerta para o câncer de próstata, tema da campanha.

Giuliano falou sobre a saúde masculina, principalmente sobre o câncer de próstata, levando à sociedade a importância da prevenção e diagnóstico da doença para combatê-la com mais eficiência. Para tanto, recomenda-se que homens a partir de 50 anos procurem um profissional especializado para uma avaliação individualizada. Os mais jovens, com histórico da doença na família, devem passar pelo procedimento clínico antes dessa faixa etária - em geral, a partir dos 45 anos.