Educação piauiense é destaque no Congresso Nacional

26/11/2018

Na semana passada, última terça-feira (20), o Piauí ganhou destaque nacionalmente com duas importantes premiações no Congresso Nacional sobre educação. Uma das premiações foi direcionada a estudante piauiense Lanielle Lorana, que venceu o concurso de redação do Senado Federal deste ano. O outro destaque foi a entrega do prêmio Darcy Ribeiro de Educação a Unidade Escolar Augustinho Brandão, localizada em Cocal dos Alves (PI).

Durante o ano, o 11° Concurso de Redação do Senado Federal, em parceria com as secretarias da Educação, Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), mobilizou alunos e professores para escreverem redações com o tema "A Constituição Cidadã 30 anos depois".  

A estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Alves Bezerra, de Monsenhor Hipólito, Lanielle Lorana de Sá Andrade conquistou o primeiro lugar do concurso com a redação "Cidadão em ação, democracia em construção". A jovem foi ainda empossada como Jovem Senadora ao lado de outros 26 estudantes brasileiros. Os estudantes Miriã Pereira da Silva, da Unidade Escolar Letícia Macedo (Anísio de Abreu) e Rita de Kássia Leal e Silva, da Unidade Escolar Helvídio Nunes (Sussuapara), conquistaram o segundo e terceiro lugar respectivamente.

Ainda nesta terça-feira, os estudantes premiados assistiram a uma palestra sobre o portal e-Cidadania, instrumento de interatividade que tem o intuito de aproximar os cidadãos do processo legislativo. Também participaram da visitação institucional ao Congresso Nacional e conheceram a exposição sobre os 30 anos da Constituição. Durante a semana, fizeram ainda atividades de lazer como ida ao cinema e visitas a pontos turísticos de Brasília como a Catedral Metropolitana e o Palácio do Itamaraty.

O outro destaque foi a entrega pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação a Unidade Escolar Augustinho Brandão, localizada em Cocal dos Alves (PI). A premiação é concedida anualmente a três personalidades ou entidades que apresentaram trabalhos na defesa e promoção da educação no Brasil. A escola obteve ótimos resultados no Enem e nas Olimpíadas de Matemática e por isso foi premiada.

O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, esteve presente nas duas solenidades que premiaram os bons exemplos da educação básica piauiense.