Deputado Gil Carlos denuncia a Equatorial pela falta de água em São Raimundo Nonato

O deputado estadual Dr. Gil Carlos, durante sessão na Assembleia Legislativa nessa terça-feira (9), denunciou a grave crise hídrica que atinge o Piauí, com destaque para a situação crítica de São Raimundo Nonato, onde a Barragem da Onça opera com apenas 16% da capacidade.
Em visita à sede da Águas do Piauí, em Teresina, o parlamentar buscou informações e cobrou providências urgentes. Ele criticou a concessionária de energia Equatorial Piauí, que, segundo ele, não realizou as ampliações necessárias para operar a bateria de poços da Serra Branca.
"A captação de água limpa poderia ser compensada com a bateria de poços da Serra Branca, mas que a empresa Águas do Piauí não consegue colocar em funcionamento os quatro poços para alimentar a cidade de São Raimundo em razão da falta de energia de maneira regular e com uma carga suficiente para manter essa espécie funcionando. O que falta agora é vontade e agilidade por parte da Equatorial. Sem água, a situação pode evoluir para um verdadeiro colapso social e sanitário", disse Dr. Gil Carlos.
Entre as soluções, estão em discussão a construção de uma nova adutora a partir da Barragem do Jenipapo e, a longo prazo, um ramal da transposição do Rio São Francisco. No entanto, o deputado enfatizou:
"Projetos estruturantes são fundamentais, mas neste momento, a prioridade absoluta deve ser colocar os poços da Serra Branca em funcionamento. A vida das pessoas está em risco", concluiu.
Fonte: Política Piauí