Deputado Dr. Gil Carlos participa de debate sobre o litígio entre Piauí e Ceará
O deputado estadual Dr. Gil Carlos participou, na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí, de debate sobre a questão de litígio entre o Piauí e o Ceará. O evento é mais uma iniciativa da instituição sede, Brigada Mandu Ladino, Movimento Empreender Piauí, Academia de Ciências do Piauí, Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Pense Piauí com o objetivo de debater os aspectos jurídicos, econômicos e sociais do processo.
O debate foi moderado pelo presidente da OAB - Piauí, advogado Celso Barros Coelho Neto, e teve como palestrante o professor e geógrafo Eric Melo, que destacou o papel dos assistentes técnicos da Procuradoria Geral do Estado do Piauí (PGE-PI) na Ação Cível Originária Nº 1.831/2011, na qual o Piauí pede a demarcação em campo de áreas situadas na divisa com o Ceará.
"Foi um debate muito produtivo, elucidativo e esclarecedor não somente nas questões políticas envolvidas, mas também em relação à cultura, ao pertencimento e identidade dos piauienses que possuem ligação com a área do litígio", destaca Dr. Gil Carlos. Na ocasião o parlamentar reforçou que a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizará, no dia 27 de agosto, audiência pública pública para aprofundar e fundamentar a discussão sobre o tema.
Também estiveram no debate demais autoridades e pesquisadores, como o diretor do Instituto de Mama do Piauí, Luiz Ayrton; o economista e ex-deputado federal, Felipe Mendes; o ex-governador do Piauí, Wilson Martins; o representante da PGE - PI, Dr. Luiz Filipe Ribeiro; o vice-presidente da Comissão de Estudos Territoriais (Cete) Alepi, deputado Ziza Carvalho; entre outros debatedores e ouvintes.


