Delegação piauiense participa da 4ª Conferência Nacional LGBTQIA+ com representante de São João do Piauí

24/10/2025

Brasília (DF) — O município de São João do Piauí está representado na 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, realizada entre os dias 21 e 24 de outubro, em Brasília. O Assistente Social José Antônio, integrante da equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, compõe a Delegação do Estado do Piauí no evento, reforçando o compromisso local com as políticas de diversidade, inclusão e direitos humanos.

José Antônio foi eleito durante a etapa estadual, que ocorreu em Teresina, com total apoio e suporte do Governo do Estado e da Gestão Municipal de São João do Piauí, que reconheceram a importância da sua participação neste espaço nacional de diálogo e formulação de políticas públicas.

Durante a Conferência, o servidor participa do Grupo de Trabalho 13 (GT-13), que discute a previsão e execução orçamentária para políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+. O debate busca construir caminhos para o fortalecimento de uma política nacional sólida e efetiva.

Com o tema "Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+", a conferência reúne delegados de todo o país para debater diretrizes que promovam cidadania, equidade e respeito à diversidade.

Entre as propostas em discussão, destaca-se a iniciativa apresentada por José Antônio, que defende:

"Criar, implementar e garantir diretrizes de inclusão da população LGBTQIA+, nativa ou imigrante, junto às empresas que atuem em território brasileiro, através de uma política nacional de incentivos, fomento à empregabilidade e qualificação profissional de pessoas LGBTQIA+, assegurando a vinculação de recursos específicos da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) à pauta da diversidade e inclusão", destacou.

Em todos os seus atos, a gestao municipal mostra o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e plural, reafirmando o papel do município na promoção dos direitos humanos e no combate a todas as formas de discriminação.