Castro Neto se articula para incluir São João do PI na Rota Turística da Serra da Capivara
O deputado federal Castro Neto (PSD), autor do Projeto de Lei que cria a Rota Turística Serra da Capivara, vai incluir São João do Piauí no roteiro. Tecnicamente, a matéria segue o decreto 83.548/1979, que leva em consideração 4 municípios abrangidos pelo Parque Serra da Capivara: São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. No entanto, o parlamentar reconhece a importância do turismo de São João do Piauí, terra na qual possui raízes familiares e trabalho reconhecido, e já se articula com o relator da matéria para incluir substantivo ou emenda com a alteração.
"Esse Projeto de Lei é apenas um ponto de partida e está em construção junto à sociedade piauiense. Pela importância histórica e turística do município, temos trabalhado junto ao relator da matéria para incluir São João do Piauí nessa rota. Para se ter uma ideia, recentemente, foram descobertos sítios arqueológicos com pinturas rupestres na região. Além disso, o município já se destaca pelo seu potencial para turismo ecológico, especialmente na Barragem do Jenipapo, um importante atrativo para visitantes que buscam contato com a natureza, esportes aquáticos e lazer ao ar livre. São João do Piauí não ficará de fora da Rota Turística da Serra da Capivara", garante o deputado federal Castro Neto.
O PL nº 958/2025 prevê a criação e divulgação de roteiros turísticos que contemplem os atrativos naturais, culturais e históricos da região com o intuito de ampliar a visibilidade do Parque Nacional Serra da Capivara como destino de relevância internacional. Com a integração dos municípios piauienses que envolvem a unidade de conservação arqueológica, a ideia é fomentar turismo com sustentabilidade por meio da conscientização ambiental de visitantes e moradores, bem como preservar a biodiversidade local.

