Bolsonaro é obrigado a entregar 80 respiradores retidos ilegalmente do Piauí
O Piauí ganhou o primeiro round de uma luta contra o governo Bolsonaro, que tem tudo para continuar nas esferas superiores do Judiciário. O juiz da 2ª Vara Federal, Márcio Braga Magalhães, ordenou a entrega imediata, pelo Ministério da Saúde, dos 80 respiradores mecânicos comprados pelo Governo do Piauí antes do início da pandemia. Os equipamentos foram retidos pelo governo federal para distribuição com outros estados.
Depois da compra dos aparelhos, segundo o procurador-geral do Estado, Plínio Clêrton, o Ministério da Saúde requisitou administrativamente o envio de todos os respiradores disponíveis nas empresas fornecedoras, o que impediu a entrega do pedido ao governo do Piauí. O Estado decidiu recorrer à Justiça Federal para liberar os equipamentos.
O juiz determinou que as empresas Magnamed Tecnologia Médica S/A e Intermed Equipamento Médico Hospitalar Ltda entreguem os respiradores, com a máxima urgência, por conta da necessidade do uso dos equipamentos para tratamento de pacientes com Covid-19 no Piauí.