Barragem do Jenipapo pode ser transformada em Distrito de Fruticultura Irrigada
O prefeito Ednei Amorim assinou hoje(3) a proposta a ser apresentada ao governador do Piauí, Rafael Fonteles, para estudo e planejamento da criação do Distrito de Fruticultura Irrigada da Barragem do Jenipapo. O Distrito deve gerar mais de 16 mil empregos, entre diretos e indiretos, além de movimentar mais de R$140 milhões ao ano em produção agrícola.
Estudos preliminares apontam uma área de 4.000 hectares com potencial produtivo para manga, uva, coco, banana, goiaba, melão e acerola e deve atender ao mercado interno e para exportação.
Para a criação do Distrito, estão previstos diversos investimentos, tanto do Governo Federal como Estadual e entidades privadas, envolvendo: infraestrutura, regularização fundiária, estudos técnicos da capacidade de água existente são alguns exemplos.
A proposta é uma iniciativa conjunta dos prefeitos, Secretários de Agricultura, Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais(STTR) e Câmara de Vereadores dos municípios de João Costa, Dom Inocêncio e Capitão Gervásio Oliveira.
Em São João do Piauí, assinaram a proposta: a vereadora Adriana de Castro, a secretária de Desenvolvimento Rural Sustentável, Lariza Coutinho, e o presidente do STTR, Rafael de Moura Sá.