Balanço atual da política piauiense; confira datas das convenções partidárias

30/07/2018

Com a proximidade das eleições 2018, que serão realizadas no dia 07 de outubro (primeiro turno) e no dia 28 de outubro, caso necessite de um segundo turno, a corrida eleitoral dos partidos e políticos se estende por todo o estado piauiense, de norte a sul. O ponta pé que inicia oficialmente a caminhada são as convenções partidárias, que irão ser finalizadas neste final de semana.

A convenção do PT irá ocorrer na sexta-feira (03). O evento terá início às 14 horas e irá ocorrer concomitante às convenções de siglas aliadas como o Progressistas, MDB, PR, PSD entre outras.

No evento, o nome do governador Wellington Dias será homologado e a chapa majoritária será apresentada. A senadora Regina Sousa (PT) será a vice, o senador Ciro Nogueira (PP) irá concorrer à reeleição e o deputado Marcelo Castro (MDB) irá concorrer à segunda vaga de senador.

No dia seguinte, sábado (04), será a vez da oposição. O deputado Dr. Pessoa será confirmado como candidato a governador pelo Solidariedade. A composição da chapa do parlamentar ainda não está definida. Nesta semana, ele tem conversas com os partidos aliados para fechar a questão.

Dr. Pessoa tem a expectativa que PRB e PTC saiam da base governista e indiquem os nomes dos dois senadores. O nome do vice deve sair de uma aliança de partidos emergentes como PV, PRP e Podemos.

No domingo (05), a oposição fecha a temporada das convenções. O tucano Luciano Nunes realiza a convenção ao lado de partidos aliados como o DEM e o PSB. Na chapa do deputado falta apenas fechar o nome do vice. A expectativa é que a delegada Cassandra Moraes Sousa, filha do prefeito Mão Santa, assuma o posto.

Confira as datas e local das convenções:

PT, MDB, PP, PSD, PR  e demais aliados 
Dia: 03
Local: Atlantic City 
Horário: tarde 14 horas

PSDB, DEM e PSB

Dia: 05
Local: Atlantic City 
Horário: 8 horas

Grupo dos emergentes

Dia: 03
Local: Câmara 
Horário: 9 horas

PLS/PROS

Dia: 04
Local: Plenarinho Câmara de Vereadores
Horário: 9 horas

PRB

Dia: 04
Local: Diferencial Buffet
Horário: 14 horas

Solidariedade

Dia: 04
Local: Atlantic City

Horário: 08 horas

VICE DE LUCIANO NUNES

O deputado Luciano Nunes (PSDB), pré-candidato a governador, afirmou nesta segunda-feira (30) que o vice na chapa deve ser uma mulher. Segundo ele, o nome deve ser definido na sexta-feira (03) e oficializado na convenção do domingo (05). Provavelmente, como já afirmado acima, o nome para seguir esta caminhada com Luciano deve ser a filha de Mão Santa, Cassandra Moraes Sousa.

DR. PESSOA BUSCA ALIADOS 

O pré- candidato a governador, Dr. Pessoa (Solidariedade) se reuniu com o presidente do PTC no Piauí, deputado Evaldo Gomes, e com o suplente de deputado Silas Freire ( PRB) na manhã desta segunda-feira (30). O encontrou ocorreu no escritório político de Silas e teve como pauta principal a definição da chapa que será encabeçada pelo parlamentar.

A vice de Dr. Pessoa deve ser uma mulher. Os nomes colocados são de Nívea Magalhães, esposa do prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves. O problema é que ela é filiada ao PSD, partido que está na base de apoio do governador Wellington Dias (PT).

Outro nome que vem sendo colocado como favorito é de Vanessa Tapety, que é filha de Tapety Neto, ex-prefeito de Oeiras. Ela é filiada ao PTC. Se o partido sair da base governista, a aliança com Dr. Pessoa deve ser o caminho.

MARCELO CASTRO NEGA A POSSIBILIDADE DE TROCAR MDB PELO PT

O pré-candidato ao Senado, Marcelo Castro (MDB), afirmou nesta segunda-feira (30), em entrevista no Jornal do Piauí, que se trata de 'fake news' (notícia falsa) a informação de que trocaria de partido e poderia se filiar ao PT. O parlamentar também garantiu ser uma inverdades a informação de que líderes de seu partido estariam trabalhando para 'minar' sua candidatura e a do governador Wellington Dias (PT). 

"Eu tenho 68 anos, você acha que eu teria condição nessa altura da vida de sair do MDB? Jamais! Isso é fake news", garantiu o deputado.

Sobre a possível divergência com líderes de seu partido, Marcelo disse que os líderes do partido seguirão os trabalhos de forma unida. A informação se deu após Themístocles Filho ter a vaga de vice negada pelo governador Wellington Dias.