Atleta do Flamengo, Sarah Menezes faz cirurgia no cotovelo: "Tudo ocorreu bem"

28/06/2018

A judoca Sarah Menezes passou por uma cirurgia no cotovelo direito, o mesmo da luxação durante a Olimpíada da Rio 2016, no início da tarde desta terça-feira. Segundo nota divulgada pelo Flamengo, clube que a atleta defende, o procedimento era necessário após recorrentes reclamações de dores no local. O tempo previsto para a recuperação é de um mês, e a campeã olímpica em Londres 2012 publicou uma foto sorridente em seu perfil na rede social logo após a conclusão da cirurgia.

De acordo com o Flamengo, exames de imagem apontaram lesão parcial da cápsula articular e do ligamento colateral ulnar, além de fratura cominutiva do processo coronóide no local. Por isso, se fez necessária uma artroscopia para a retirada de fragmentos de ossos da articulação, que vinham causando dores na atleta desde março, quando sofreu duas entorses consecutivas.

O processo de recuperação acontecerá no Centro de Identificação e Desenvolvimento de Atleta de Rendimento do Flamengo. A expectativa é que em cerca de um mês a judoca esteja pronta para retornar aos treinos. Sarah Menezes ficou fora da lista para o Mundial de Baku, entre 20 e 27 de setembro.

Sarah Menezes luta para garantir vaga na seleção brasileira na Olimpíada de 2020. Após os Jogos do Rio, quando foi eliminada na repescagem e ficou sem medalha, a judoca chegou a mudar de categoria, mas não se adaptou e retornou ao peso-ligeiro. No início do mês, ela ficou fora da convocação para o Mundial de Baku.

Sarah foi anunciada como atleta do Flamengo em março e estreou pelo clube no último sábado, quando conquistou o título carioca.

Confira a nota do Flamengo

A atleta Sarah Menezes se submeterá a uma cirurgia no cotovelo direito nesta terça-feira, 26 de junho, após exames de imagem apontarem lesão parcial da cápsula articular e do ligamento colateral ulnar, além de fratura cominutiva do processo coronóide no local. Será feita uma artroscopia para retirada de fragmentos ósseos livres intra-articulares. O procedimento será realizado pelo Dr. Breno Schor, cirurgião do Comitê Olímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira de Judô, no Instituto Vita, em São Paulo. Examinada em abril pelo Dr. Claudio Cardone, médico do CUIDAR, a judoca rubro-negra apresentou quadro clínico de dor e derrame articular após duas entorses consecutivas, ocorridas em março, durante treinamento no clube e em competição com a Seleção Brasileira, em Tbilisi, na Geórgia. A atleta apresentava história clínica passada de entorse ocorrida na mesma articulação, durante a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto de 2016, tratada conservadoramente.

Após o procedimento, Sarah Menezes fará o trabalho de recuperação física e fisioterápica no Centro de Identificação e Desenvolvimento de Atleta de Rendimento do Clube de Regatas do Flamengo. Estima-se que o tempo de recuperação seja de um mês.

Fonte: Globoesporte