Agricultores familiares apresentam produtos para alimentação escolar em 2024

22/01/2024

A Secretaria de Educação reuniu-se nesta manhã (22) com os agricultores familiares que apresentaram seus produtos para a Alimentação Escolar que serão ofertados no ano letivo de 2024. Esses produtos deverão atender às exigências legais de qualidade.

Conduzida pelos nutricionistas Willian dos Anjos e Adriana Gonçalves, a reunião também foi um momento de explicaram que atender as exigências legais é uma das formas de garantir uma alimentação saudável e nutritiva aos alunos da rede municipal.

Eles citam, por exemplo, que um dos participantes, que pretende fornecer carne de carneiro, mostrou procedência da carne, o selo SIM de qualidade e inspeção, o produto embalado, demonstrando, assim, que atende às exigências.

Os nutricionistas também explicaram que os agricultores conheceram como se dará a logística e calendário de entrega dos alimentos nas escolas.

A reunião contou com a presença de 10 agricultores, que apresentaram alguns dos itens que serão fornecidos: abóbora, acerola, manga, melancia, goiaba, banana, macaxeira, carnes, ovos, bolo e beiju.

Alimentação escolar

Os pequenos agricultores, empreendedor familiar rural e associações têm até o dia 29 de janeiro para participarem da chamada pública para aquisição de alimentos da Secretaria Municipal de Educação. Os interessados devem apresentar documentos e projetos de vendas na sede da Secretaria.

O edital consta de cerca de 30 itens da produção local: banana, limão, melancia, manga, mamão, milho verde, coentro e cebolinha, alface, tomate, batata doce, macaxeira, abóbora, bode, carneiro, ovo, feijão, pão, couve, acerola, goiaba, melão, maracujá, pimentinha, pimentão, bolo, beiju, pão de queijo e polpa de frutas.

A chamada pública atende ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).